De 16 a 22 de Setembro, realiza-se este ano a 17ª edição da Semana Europeia da Mobilidade e a 19ª do Dia Europeu sem Carros com o objetivo de promover a mobilidade sustentável nas regiões e cidades.
A iniciativa já faz parte do calendário de muitas cidades e vilas por toda a Europa e também já noutros continentes e cujo tema central, é o transporte multimodal, a "Multimodalidade".
Em Portugal, que participa na iniciativa europeia desde a primeira hora, tem-se vindo a gerar um grande movimento de adesão, não só por parte do público, como através de um número crescente de parceiros que colaboram ativamente com as autarquias envolvidas.
Nesta edição de 2018, até à data encontram-se registados 81 municípios com a adesão de 83 localidades.
Sob o lema ‘Combina e Move-te’, este ano a Semana Europeia da Mobilidade (SEM 2018) é constituída por inúmeras iniciativas, organizadas por diversos municípios portugueses, de norte a sul do país.
Em colaboração com vários parceiros, pretende-se chamar a atenção dos cidadãos para hábitos de vida saudáveis, através da adoção de comportamentos que contribuam para uma mobilidade amiga do ambiente e para uma melhor qualidade de vida.
Segundo informação oficial do evento «as várias atividades previstas visam sensibilizar para o uso de transportes públicos, de veículos de mobilidade partilhada e para deslocações a pé ou de bicicleta, excluindo os veículos particulares».
Assim, durante a semana, os cidadãos têm à disposição uma variedade de iniciativas gratuitas como conferências, ‘workshops’, circuitos e oficinas de bicicletas, passeios de scooters elétricas, ‘sitways’, elétricos e outros, ‘test drives’, ‘kids zone’ e muitas outras atividades dirigidas tanto para miúdos como graúdos.