Se está a pensar em tornar-se mais ecológico, saiba que pode ter vantagens. Descubra os benefícios fiscais com energias renováveis de que pode usufruir.
Cada vez descobrimos mais danos causados pelo homem ao planeta. Ora é o plástico no oceano, ora a poluição ou o uso de combustíveis não renováveis. Mas, felizmente, também parece existir um número crescente de pessoas preocupadas em reverter estas e outras situações. O Estado não dá muitos incentivos a quem queira fazer a sua parte mas, ainda assim, há algumas ajudas para pequenos produtores e consumidores. Vamos apresentar-lhe benefícios fiscais com energias renováveis, para que fique a saber concretamente que vantagens são essas e pense seriamente em adaptar o seu consumo de energia. É bom para o planeta e para o seu bolso!
BENEFÍCIOS FISCAIS COM ENERGIAS RENOVÁVEIS PARA PRODUTORES E CONSUMIDORES
Não são só os consumidores que têm benefícios fiscais com energias renováveis. Também os pequenos produtores têm condições criadas pelo Governo que lhes permitem que o encargo seja menor.
Independentemente da categoria em que se insere, veja todas as vantagens disponíveis e avalie se poderá vir a usufruir destas benesses.
PRODUTORES DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
Não são só as pessoas que podem ter benefícios fiscais com energias renováveis. Quem a produz também. Em 2015, o Governo fixou o valor de 95€ por megawatt por hora (MWh) para unidades de pequena produção de eletricidade. Há cerca de 10 anos pagava-se 650€/MWh, por isso este valor que foi renovado por mais um ano, no início de 2018, traduzindo-se num forte incentivo para os pequenos produtores.
CONSUMIDORES DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
No caso dos benefícios fiscais com energias renováveis para particulares, há a possibilidade de se ter uma redução de 50% no valor do IMI. Estão sujeitos a este benefício os prédios urbanos que seja exclusivamente afetos à produção de energia através de fontes renováveis. Esta redução do valor do IMI é válida a partir do ano em que esta produção se verifique, pelo prazo de 5 anos.
Infelizmente, não são muitos os benefícios fiscais com energias renováveis. Mas, se pensarmos bem, mesmo que não tenhamos benefícios, temos uma dupla vantagem ao aderir a este tipo de energia. Em muitos casos, a médio prazo acaba por compensar economicamente e, acima de tudo, estamos a proteger o nosso planeta. Por isso, talvez esteja na hora de repensar os seus consumos.