As Aldeias Históricas de Portugal (AHP) criaram o PlowDeR, um projeto pioneiro para medir o impacto económico e social das atividades geradoras de riqueza nos territórios de baixa densidade.
A iniciativa, financiada pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, foi desenvolvida pela AHP, a Universidade de Aveiro, o Instituto Politécnico da Guarda e o Turismo Centro de Portugal e será apresentada na próxima quarta-feira durante um seminário a realizar em Linhares da Beira (Celorico da Beira).
A associação refere em comunicado que, no âmbito do projeto PlowDeR – Análise do Impacto Económico e Social das Atividades Turísticas nos Territórios de Baixa Densidade: o Caso das Aldeias Históricas de Portugal, foi criado “um sistema de monitorização que vai permitir medir o impacto económico e social das atividades geradoras de riqueza nos territórios de baixa densidade”.
A ferramenta permitirá dar resposta às lacunas na recolha de informação estatística nos territórios de baixa densidade e sobretudo nas Aldeias Históricas – em especial à falta de dados qualitativos.
O projeto-piloto, realizado a partir de setembro de 2017, no território das 12 Aldeias Históricas focou-se na definição de um conjunto de indicadores que sirvam de base a uma matriz de referência, que seja capaz de avaliar com precisão o impacto económico e social das atividades turísticas.
A associação sediada em Belmonte espera apresentar “dentro de um ano” os primeiros dados recolhidos com este novo sistema.